Sensualidade, sensual - significado
A sensualidade é uma disposição da alma que a torna vivamente afetada pelos objetos sensíveis; é nisso que ela difere da sensibilidade, que é afetada apenas pelas coisas morais.
Chamam-se sensuais os homens que fazem do prazer dos sentidos o seu deus. Um homem que come unicamente pelo prazer que experimenta ao comer, é um homem sensual. É nesse sentido que a sensualidade é um mal.
Os homens sensuais não são bons senão para si mesmos; sentem mais do que agem: fortemente ocupados com seus prazeres, pouco se preocupam de proporcioná-los aos outros. Tudo lhes é bom, desde que gozem: sacrificam a honra, parentes e amigos aos próprios pendores. Felizes com sua situação presente, nela se comprazem até que novos desejos os levem a outros prazeres; daí se segue que são incapazes de grandes coisas; ocupados com seus corpos, não exercem as faculdades de seu espírito, senão para favorecer e alimentar sua sensualidade.
(Temos Sensualité, sensuel, do Dictionnaire des passions, des vertus et des vices, T. 2. Traduzido do francês pela equipe do GEAK/IPEAK.)